Sunday, September 03, 2006

Reservas de Carvão no Mundo


De todos os combustíveis fósseis o carvão é sem dúvida o com maior reserva no mundo. Foi estimado atualmente que há mais de um trilhão de toneladas de carvão em reservas economicamente acessíveis usando a atual tecnologia de exploração de minas. Além de as reservas de carvão serem grandes, elas são geograficamente divididas, sendo espalhadas por centenas de países em todos os continentes. Essa grande quantidade de minas garantem um reserva para um grande período de exploração. Se o nível de exploração mundial continuar como atualmente as reservas são suficientes para durar aproximadamente 250 anos.

Ainda mais, significativos avanços tecnológicos continuam a ser feitos de modo a melhorar a eficiência do carvão, fazendo com que mais energia seja retirada e utilizada de uma tonelada de carvão. As reservas atuais de carvão são mais do que cinco vezes maior do que as reservas de petróleo (de duração de aproximadamente 45 anos) e mais do que três vezes maiores das que de gás natural ( de duração de aproximadamente 70 anos).

É importante ressaltar que o carvão já foi usado como forma de energia durante anos. O carvão não só forneceu a energia que abasteceu toda a Revolução Industrial no século 19 como também impulsionou toda a era da eletricidade no século 20. Atualmente aproximadamente 40 % da eletricidade gerada mundialmente é produzida através do carvão. Alguns desses países que dependem da energia elétrica gerada pelo carvão são: América do Sul, Dinamarca, China, Grécia, Alemanha e Estados Unidos. A indústria de ferro e aço mundial também é fortemente dependente do uso do carvão.

O gráfico abaixo ilustra a quantidade de energia gerada pelos diversos combustíveis com o passar dos séculos
Fonte: www.demec.ufmg.br

2 Comments:

At 11:35 AM, Anonymous Marta S. said...

Achei esta entrada bastante interessante, e foi-me bastante útil na minha pesquisa.

Obrigada :D

 
At 12:30 PM, Anonymous Anonymous said...

perfeita introdução, se vc puder citar os países da América do Sul que utilizam a energia gerada pelo carvão ficaria legal...

 

Post a Comment

<< Home